Seguidores

viernes, 27 de enero de 2012

GAY: Personagem ou Pessoa?


Por que a TV aberta costuma mostrar o gay como uma personagem e não como pessoa? É a pergunta que eu sempre me faço ao assistir programas ou novelas em que o objetivo da personagem gay é fazer rir, como se ser gay fosse sinônimo de ser palhaço, às vezes com uma história sem graça dentro da novela. Os telespectadores ficam fascinados por estes tipos e acreditam que todos nós somos iguais.  
Lembro de uma amiga falando para mim que conheceu a um garoto na academia, eu perguntei para ela se este garoto era gay, a resposta dela foi: não ele é normal! ........ Então isso quer dizer que os gays são anormais? Minha amiga me pediu desculpas pelo que disse, embora eu soubesse que ela havia falado sem pensar. Assim como ela, muita gente tem esse conceito dos gays, pois, simplesmente eles consomem a imagem que lhes é apresentada pela mídia.
Por que a TV aberta não exibe programas ou filmes educativos? Por exemplo, o cine alternativo em que mostram histórias mais próximas da realidade dos gays que lutam pela igualdade frente à sociedade que cada dia fica mais fechada para entender que, ser gay não é uma doença e tão pouco uma simples opção, que somos como qualquer pessoa com deveres e direitos.
Chegará o dia que se transmitirá pela TV aberta a série “Queer as folk”? Essa série é das poucas que mostra o gay como um ser igual a qualquer outro, que se apaixona, trabalha, canta, dança, etc, etc.
Há pouco tempo assisti a um filme com temática gay, sensível, forte e dramático, o que despertou em mim, o desejo de escrever este post com algumas sugestões de filmes do gênero:
 

-        TOMBOY” 2011 França

-        “MA VIE EN ROSE” 1997 França

-        “THE BUBBLE” 2006 Israel

-        “DO COMEÇO AO FIM” 2009 Brasil

-        “LA OTRA FAMILIA” 2011 México

-        “NO SE LO DIGAS A NADIE” 1998 Perú

-        “PATRICK 1.5” 2009 Suécia

-        “BABY LOVE” 2008 França

-        “LA FATE IGNORANTI” 2001 Italia

-        “MINE VAGANTI” 2010 Italia

-        TRANSAMERICA”  2005 Estados Unidos




7 comentarios:

  1. Obrigada pelas dicas ,acredito que logo as pessoas irão entender que todos somos iguais ,apenas com preferencias difentes ,seja no sexo ,na raça ,na condição social ou qualquer outra preferencia ,posso dizer que por experiencia propria os gays são maravilhosos meu pai e maravilhoso e sei que muitas pessoas que se dizem "normais " adorariam ter tido um pai como o meu.beijos no coração Luana Borelli

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Muito obrigado pelas palavras Luana, e é verdade seu pai é maravilhoso!!!!!Beijoss

      Eliminar
  2. É verdade que já podemos nos mostrar e discutir as questões gays de uma maneira menos velada que antes. Mas, sabemos o quanto ainda temos que caminhar... Com certeza, a televisão no Brasil tem um poder enorme sobre a opinião pública e poderia usar esse poder para educar, alertar, conscientizar, orientar. Ao invés de ridicularizar com personagens cafonas e esteriotipados, distantes da realidade.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Você é meu orgulho e muito obrigado sempre pela ajuda e por existir!!!

      Eliminar
  3. Querido Jimmy, lí e ví com muita atenção pelo meu coração além de minha mente. Infelizmente não temos o poder em abrir cabeças e corações para limpar crenças enraizadas. Independente do tema, se é a opção sexual, a religião (no meu caso judaica) existem no mundo em que vivemos estes pre-conceitos difíceis de quebrar.
    Posso te dizer que no meu caso, aceitei que as pessoas que julgavam ou discriminavam o fato do meu judaismo, eram na maioria pessoas que não tinham suficiente informações e a midia só colaborava com isto debochando de figuras que nada tem a ver com a profundidade do ser.
    Amei seu texto, parabéns! Os filmes são uma aula!
    Obrigada por fazer parte do meu mundo por minha escolha e sua escolha e nada mais importa!! beijos, besos!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. É verdade tudo o que vc escreveu, ainda muita gente tem pre conceitos de tudo tipo, fica na gente ajudar e fazer que as outras pessoas troquem de forma de pensar, embora seja uma tarefa muito dificil mas acho que chegará o dia que todos podamos viver sem frnteras mentais e territoriales.
      TQMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

      Eliminar
  4. Concordo plenamente com vc! Me sinto ultrajado em ver certos tipos dee gays na tv como exibido atualmente, sendo que qdo colocam casais não estereotipados temos o preconceito do público fazendo com que esse casal seja abolido do folhetim. Acredito que a tolerância está cada vez maior mas o preconceito ainda está presente ainda eprincipalmente na atitude daqueles que não exigem umas mudança.

    ResponderEliminar